Imagem promocionalCISCO NETWORKING ACADEMY

O Programa Cisco Networking Academy é um programa educativo dinâmico que dota os estudantes de qualificações tecnológicas relevantes e aumenta a competitividade dos mesmos no mercado global. Caracteriza-se por fornecer cursos e conceder certificações profissionais no âmbito das tecnologias de informação e comunicação. As certificações acessíveis através do Programa são reconhecidas em qualquer país do mundo, sendo por isso uma mais valia na economia da Internet.

Academia Local Cisco na UMa

A criação de uma Academia CISCO na UMa visa proporcionar o ensino do conteúdo do curriculum da CISCO:

  • Aos alunos de Licenciatura em Engenharia Electrónica e de Telecomunicações (LEET), Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Redes (METR) e Licenciatura e Mestrado em Engenharia Informática (L/M EI);
  • Nas acções de formação tecnológica dirigidas a profissionais da indústria e serviços.

Através da Academia Local CISCO na UMa tanto os seus alunos como os profissionais inscritos nas acções de formação tecnológica terão acesso a todo material teórico e prático, que é constantemente actualizado.
O Programa Cisco Networking Academy capacita os seus alunos nas tecnologias para a Internet, incluindo Redes de Computadores, Web Design, Fundamentos em IT, Cablagem, Java e UNIX. O Curriculum oferecido pela Academia cobre uma variedade de tópicos partindo do projecto de uma rede local, à construção de websites dinâmicos, e à utilização de conceitos em IT mais complexos, tais como a utilização de ferramentas avançadas para a resolução de problemas na rede.

Em seguida apresentam-se alguns dos curricula oferecidos pelo Programa Cisco Networking Academy (nem todos serão oferecidos pela Academia Local Cisco no DME):

Cisco Certified Network Associate (CCNA™)

Os cursos CCNA 1 a 4 oferecidos pelo Programa da Academia Cisco equivalem a 144 horas de instrucção. O CCNA apresenta aos alunos os fundamentos básicos das redes de computadores, e os alunos que finalizam com sucesso essa parte do programa estão capacitados para receberem a certificação Cisco Certified Network Associate (CCNA™). Os módulos do CCNA 1 a 4 estão estruturados da seguinte forma:

  • CCNA 1: Fundamentos de networking O primeiro módulo, como o nome indica, apresenta os fundamentos de redes: os conceitos chave; comparar a comunicação entre humanos e entre computadores; os principais modelos: OSI e TCP/IP; a abordagem por camadas; os principais equipamentos de rede; os esquemas de endereçamento; e, os tipos de meios para o transporte de dados.
  • CCNA 2: Routers e fundamentos de routing O segundo módulo dá a conhecer os principais conceitos de roteamento e apresenta os seus principais protocolos: entender como os routers aprendem a topologia de rede e determinam o melhor caminho; o roteamento estático e dinâmico; RIP versão 1 e 2; análise da tabela de roteamento; EIGRP; OSPF.
  • CCNA 3: Fundamentos de switching e routing intermédio O terceiro módulo leva-nos ao encaminhamento de pacotes com: a comunicação entre switchs e routers; a segmentação da rede com VLANs; a partilha de informação de VLANs com o VTP; redundância e loop-free com o STP; e, o roteamento entre VLANs. Termina com conceitos e configuração básica de redes Wireless.
  • CCNA 4: Acesso às Wide Area Networks O quarto, e último, módulo apresenta as tecnologias para Wide Area Networks: PPP; Frame Relay; Banda Larga. Os principais conceitos de segurança: tipos de ameaças; analisar vulnerabilidades; principais métodos para evitar ameaças comuns; Access Control Lists. Conceitos de Network Address Translation. Introdução ao IPv6. Resolução de problemas de rede.

Cisco Certified Network Professional (CCNP™)

Os cursos CCNP 1 a 4 oferecidos pelo Programa da Academia Cisco correspondem a 280 horas de formação avançada. Neste curso os alunos aprenderão configurações de redes complexas e como diagnosticar e resolver problemas com a rede. Os alunos que finalizam com sucesso o CCNP estão aptos a receberem a certificação Cisco Certified Network Professional (CCNP™). Os módulos do CCNP 1 a 4 estão estruturados na seguinte forma:

  • CCNP 1 - Routing avançado
    • Interligar routers em LANs e em WANs;
  • CCNP 2 - Acesso Remoto
    • Ligação, configuração e resolução de problemas com os vários elementos de uma rede remota num ambiente WAN;
  • CCNP 3 - Switching multi-layer
    • Construir e gerir redes Ethernet de alta velocidade. Introdução à tecnologia de switching multi-layer. Gestão de tráfego de rede, e;
  • CCNP 4 - Resolução de problemas em rede
    • Resolver problemas em redes.

Network Security

Através do curso de de Segurança em Redes, os alunos estarão capacitados a propor e implementar soluções que ajudem a diminuir o risco de perdas e a evitar potenciais vulnerabilidades na rede.

Introdução às tecnologias e LANs Wireless

Preparação para a certificação Cisco Wireless LAN support Specialist. Pré-requisito: conclusão do CCNA 2 ou certificação CCNA.

IT Essentials I: PC Hardware and Software

IT Essentials I: PC Hardware and Software proporciona aos alunos uma exposição mais aprofundada ao hardware e aos sistemas operativos do computador. Os alunos aprenderão as funcionalidades dos componentes de hardware e software, assim como as melhores práticas e aspectos de manutenção e segurança. Através de actividades práticas e laboratoriais, os alunos aprenderão como montar e configurar um computador, instalar o sistema operativo e demais software, e a resolução de problemas de hardware e software. Em adição, uma introdução às redes de computadores também é realizada.

IT Essentials II: Network Operating Systems

IT Essentials II: Network Operating Systems é uma introdução avançada aos sistemas operativos de rede multi-tarefas e multi-utilizadores. Neste curso são discutidos o Linux, Windows 2000, NT e XP, e os alunos irão explorar vários tópicos incluindo procedimentos de instalação, segurança, backup e acesso remoto.

Fundamentals of Java Programming

Fundamentals of Java Programming é um curso de 70 horas que fornece uma compreensão conceitual da programação orientada a objectos. Este curso capacita os alunos a utilizarem as tecnologias orientadas a objectos, usando o Java para o desenvolvimento de soluções comerciais. De entre os tópicos apresentados estão os fundamentos da linguagem Java, a API (Application Programming Interface) Java, a criação de classes, objectos e aplicações utilizando Java. Este curso treina e prepara os seus alunos para o Sun Certified Programmer for Java™ 2.

Fundamentals of UNIX

Este curso introduz os seus alunos ao sistema operativo UNIX ® e às interfaces gráficas (GUI) CDE, GNOME e KDE. Neste curso é fornecida uma visão geral do Sun Solaris e das versões existentes para o Linux. Este curso é destinado aos principiantes no ambiente operativo UNIX, e nele serão ensinados os seus comandos básicos, para permitir a navegação no sistema de ficheiros, a alteração das permissões dos ficheiros, a utilização dos editores de texto emacs e vi, características das shells Korn e Bash, e a utilização da rede. As funcionalidades da interface gráfica também são apresentadas, tais como, gestores de aplicação, gestores de ficheiros, editores de texto, impressão e mensagens.

Panduit Network Infrastructure Essentials

O curso Panduit Network Infrastructure Essentials (PNIE) apresenta soluções inovadoras para a infra-estrutura de redes com aplicação no mundo real, visando a preparação para futuras certificações.

Fundamentals of Wireless LANs

Fundamentals of Wireless LANs é um curso introdutório que visa o desenho, planeamento, implementação, operação e resolução de problemas em redes sem fio.

Tools for High Schools

O Programa da Cisco Networking Academy também pode ser oferecido nas escolas secundárias, escolas técnicas, instituições militares e organizações comunitárias. A Cisco disponibiliza cursos apropriados e adaptados para serem leccionados em qualquer nível de formação.

Última alteração: segunda-feira, 5 de agosto de 2019 às 14:44